8 Formas de pagamento para atrair clientes na sua loja física e virtual

15/04/2024 | 0 Comentários

Oferecer diversas formas de pagamentos em sua loja virtual é crucial para atender as necessidades e preferências dos seus clientes, impulsionando as vendas e fidelizando o público.

Se antes as notas em espécie haviam sido substituídas pelos cartões, hoje, os cartões estão cada vez mais dando espaço para o Pix.

“Aceita Pix?”, desde que o Pix foi institucionalizado no Brasil, essa frase se tornou mais comum do que qualquer um imaginava.

Este é só mais um exemplo de como, pouco a pouco, a tecnologia foi adentrando nos hábitos de consumo e pagamento, revolucionando o dia a dia da população.

Segundo recente pesquisa feita pela gente.globo.com, a pandemia impulsionou esse comportamento, onde a maioria da população, independente de já comprar anteriormente ou não, intensificou as compras online, da mesma forma que diminuiu o volume de compras em lojas físicas.

Desta forma, iremos te mostrar as principais opções de pagamentos disponíveis no mercado, seus benefícios e desvantagens, além de dicas para escolher as soluções ideais para seu negócio, como o sistema de gestão ERP para lojas.

Quais são as formas de pagamentos para lojas online e lojas físicas?

O mundo das compras online evoluiu drasticamente, e com ele, as formas de pagamentos também se adaptaram para oferecer praticidade, segurança e variedade aos consumidores.

O dinheiro em espécie tem perdido cada vez mais espaço, então iremos te mostrar algumas opções inovadoras que podem impulsionar suas vendas. Confira os tipos de pagamentos, abaixo!

  • Dinheiro:

Embora seja menos comum em transações online, algumas lojas oferecem a opção de pagamento em dinheiro na entrega (também conhecido como “pagamento contra entrega”).

Neste caso, o cliente realiza o pedido online e paga em dinheiro quando o produto é entregue no endereço especificado. Esse método é mais comum em aplicativos de delivery.

  • Cartão:

O pagamento com cartão de crédito e débito é uma das formas mais populares e convenientes de fazer compras online.

Os consumidores podem inserir os detalhes do seu cartão durante o processo de checkout e finalizar a transação de forma rápida e segura.

Além disso, algumas lojas aceitam uma variedade de cartões, incluindo Visa, Mastercard, American Express e outros.

  • Pix:

Implementar pagamento via PIX

O Pix já se tornou o queridinho de todos, é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que permite transferências entre contas bancárias em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Praticamente todas as lojas online já aderiram ao pix como uma opção de pagamento devido a sua praticidade e rapidez.

  • Boleto:

O boleto bancário é uma opção ainda muito popular de pagamento no Brasil.

As lojas online geram um boleto com o valor da compra, que pode ser pago em qualquer banco, lotérica ou pela internet.

Após o pagamento, a loja é notificada e o pedido é processado. Este método ainda é o mais comum em cobrança de contas por exemplo: água, luz, telefone, internet, etc

  • Transferência bancária:

As transferências bancárias permitem que os clientes transfiram o dinheiro diretamente da sua conta bancária para a conta da loja online.

Essa opção pode ser feita através de internet banking (serviço bancário online que permite aos clientes acessarem suas contas e realizarem operações bancárias por meio de um aplicativo ou página na internet).

Além disso, a transferência bancária também pode ser feita por aplicativos móveis bancários ou caixas eletrônicos, dependendo das políticas e tecnologias adotadas pelo banco e pela loja.

  • Link de Pagamento

O Link de pagamento é uma boa opção para pagamentos à distância com utilização do cartão de crédito.

Essa forma de pagamento se intensificou durante a pandemia, pois os lojistas tinham que vender de alguma forma para a sobrevivência do negócio, e para evitar o contato físico com os clientes e maquinetas os lojistas passaram a enviar link de pagamento para os clientes realizarem as suas compras com comodidade e segurança sem sair de casa.

Para obter o link de pagamento o varejista necessita contratar uma empresa financeira, preferencialmente com meio de pagamento integrado ao PDV e negociar as respectivas taxas, e assim contar com mais uma forma de pagamento para oferecer ao consumidor através de um simples envio por e-mail ou whatsapp.

  • Carteiras Digitais

Outra forma de pagamento muito utilizada e crescente no mercado são as carteiras digitais, principalmente pelo público mais jovem, pois esse público adora novidades e liberdade de escolha para utilizar o meio de pagamento que mais lhe convém.

O consumidor pode escolher as mais variadas carteiras digitais disponíveis e baixar os respectivos apps no celular como:

  • Mercado Pago;
  • Ame Digital;
  • PicPay, entre outras.

Dispensando carregar qualquer tipo de cartão ou plástico, bastando apenas estar com o seu celular, abrir o app e apontar para o QR Code da tela da automação do comercial do estabelecimento para realizar o pagamento.

Para o lojista é uma excelente opção de recebimento também, uma vez que o formato é seguro, não envolve dinheiro em espécie, e possui a garantia de recebimento por parte das empresas financeiras que proporcionam as soluções financeiras via carteiras digitais.

Para o varejista oferecer o meio de pagamento via carteira digital em sua loja é necessário contratar um sistema de PDV integrado com pagamento digital, uma ótima solução é o sistema QR Linx integrado ao PDV, ofertado pela consultoria ERP Varejo.

  • Pagamento por aproximação:

É também conhecido como NFC (Near Field Communication), permite que os consumidores realizem transações simplesmente aproximando o seu cartão, smartphone ou dispositivo móvel de um terminal de pagamento habilitado.

Essa tecnologia oferece conveniência e segurança, pois os detalhes do cartão são protegidos por criptografia.

Pagamento por aproximação

As formas de pagamentos para lojas virtuais estão se tornando cada vez mais diversificadas, proporcionando aos consumidores uma variedade de opções para escolher de acordo com suas preferências pessoais e conveniência.

A aceitação desses diferentes métodos de pagamento ajuda as lojas a atrair e atender a uma base mais ampla de clientes, melhorando assim a experiência de compra online.

Porém, é preciso saber gerenciar os meios de pagamento da sua loja. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

Como integrar o sistema de sua loja com soluções financeiras?

No mundo dinâmico do varejo, a integração com soluções financeiras é a palavra chave para a otimização de processos, impulsionar vendas e alcançar um novo patamar de sucesso.

O varejo tem como foco cada vez mais a eficiência em todo seu atendimento.

Para integrar todas as formas de pagamentos na sua loja, softwares como o ERP para Varejo é um exemplo de sistema unificado que consegue conectar sua loja online, física e Omnichannel (tendência do varejo que se baseia na concentração de todos os canais utilizados por uma empresa).

Com isso, gerenciando estoque, vendas, pagamentos e muito mais.

Alguns benefícios que vale ressaltar do ERP para lojas são:

  • Automação de processos;
  • Visão completa do negócio;
  • Melhoria na gestão de estoque;
  • Conciliação automática de pagamentos;
  • Experiência de compra impecável;
  • Tomada de decisão estratégica.

Vale ressaltar que o software ERP VArejo se destaca como a solução ideal para integrar sua loja com as principais plataformas de pagamentos do mercado.

Com sua interface intuitiva e recursos avançados, porém simplificados para buscar eficiência.

Em resumo o ERP para lojas garante uma experiência com integração descomplicada, com algumas ótimas funcionalidade que podem impressionar como:

  • Conexão com diversas plataformas de pagamentos: Pix, boletos, cartões e muito mais.
  • Gerenciamento de múltiplas contas bancárias: Tenha controle total de suas finanças em um só lugar.
  • Conciliação automática de transações: Diga adeus à digitação manual e economize tempo.
  • Relatórios personalizados: Obtenha insights valiosos sobre suas vendas e finanças.
  • Suporte técnico especializado: Uma equipe experiente para te auxiliar em cada etapa.

A integração com soluções financeiras é um passo crucial para o sucesso do seu negócio no mercado digital.

Utilize um bom software de ERP e esteja pronto para desfrutar dos benefícios da automação, da eficiência e da lucratividade.

Por que modernizar as formas de pagamentos?

Por que oferecer diversas formas de pagamento no seu negócio?

Os meios de pagamento têm um papel importante na decisão de um local de compra, uma vez que o brasileiro é muito adepto a novas tecnologias.

Sendo assim, é importante que os pontos de venda se modernizem para não serem desconsiderados.

Segundo pesquisa já citada anteriormente, podemos observar que:

  • 64% afirmam que param de frequentar uma loja que não aceita o meio de pagamento preferido.
  • 59% afirmam que não têm dificuldades com novas tecnologias.
  • 51% gostam de experimentar novas tecnologias assim que elas são lançadas.

Desta forma, o Pix se tornou o 2° meio de pagamento preferido entre os brasileiro, atrás apenas do cartão de crédito.

Por que oferecer diversas formas de pagamento no seu negócio?

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, oferecer diversas formas de pagamento no seu negócio deixou de ser apenas uma opção, tornou-se uma necessidade crucial para o sucesso.

Mas por quê?

A resposta é simples: a variedade de opções abre portas para o foco de todo negócio, que é a fidelização de clientes.

Ao investir em variedade de formas de pagamento, você traz novas tecnologias que podem otimizar o tempo de seus colaboradores e clientes.

Em um mundo com constantes mudanças, é necessário adaptar- se ao seu público e explorar as plataformas disponíveis para desfrutar de inúmeros benefícios que esta estratégia oferece.

Em resumo, a chave do sucesso está sempre na satisfação do cliente. Ao oferecer diversas formas de pagamento, você demonstra que se importa com as necessidades de cada um e constrói um relacionamento duradouro com seus clientes.

 

Querendo integrar as formas de pagamento da sua loja em um único sistema? Entre em contato conosco da ERP Varejo que te ajudaremos na implementação deste serviço para tornar suas vendas mais dinâmicas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Franquias: o que é e como funciona?

Franquias: o que é e como funciona?

O que é e como funciona uma franquia? Esta é uma pergunta muito importante para quem está pensando em abrir um negócio próprio e a franquia pode ser uma ótima solução para a sua jornada empreendedora. Então, se quiser entender como funciona uma franquia e o que...

As vantagens de uma conta digital integrada ao sistema ERP

As vantagens de uma conta digital integrada ao sistema ERP

Na era em que as instituições financeiras estão apostando cada vez mais na digitalização, as empresas necessitam otimizar muitos processos para se manterem ágeis e competitivas, sendo fundamental a busca por um sistema ERP com soluções financeiras para facilitar a...

Estratégias para um Programa de Fidelidade no Varejo

Estratégias para um Programa de Fidelidade no Varejo

Oferecer um programa de fidelidade é uma excelente forma para o varejista estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, incrementar as vendas de produtos e serviços, aumentar o ticket médio e aumentar a visibilidade da marca. Nos últimos anos os...

Como gerenciar os meios de pagamento na sua loja?

Como gerenciar os meios de pagamento na sua loja?

Para não perder vendas no varejo, os lojistas estão dispostos a oferecer as mais diversas formas de pagamento aos seus clientes, seja na loja física ou no e-commerce. E com um ERP (Enterprise Resource Planning) para varejo ou um sistema de gestão de lojas e franquias,...

5 benefícios na implantação do ERP

5 benefícios na implantação do ERP

Hoje, a tecnologia é uma das maiores aliadas para qualquer negócio que busca crescimento no mercado. Com os recursos corretos, é possível determinar quais passos são necessários para atingir o sucesso num empreendimento. Uma das ferramentas que mais contribui para...