Como gerenciar os meios de pagamento na sua loja?

06/02/2023 | 1 Comentário

Para não perder vendas no varejo, os lojistas estão dispostos a oferecer as mais diversas formas de pagamento aos seus clientes, seja na loja física ou no e-commerce. E com um ERP (Enterprise Resource Planning) para varejo ou um sistema de gestão de lojas e franquias, você pode gerenciar os meios de pagamento, em um único lugar.

Modalidades de pagamento como o PIX, carteiras digitais, QR Code, link de pagamento, boleto e o tradicional parcelamento em cartões de crédito são opções que facilitam a vida do consumidor e também é uma maneira de empoderar os varejistas para aumentarem as suas vendas.

Mas como administrar os meios de pagamento?

Meios de pagamento

“Não basta apenas oferecer múltiplas formas de pagamento na loja, é preciso também ter controle e gestão”.

Existem várias tecnologias disponíveis no mercado para que o varejista possa ter o controle total dos meios de pagamento, desde o recebimento nas lojas até a conciliação dos valores na retaguarda financeira. É importante que o varejista tenha um ERP (Sistema de Gestão Empresarial Integrado) especializado em varejo e integrado com soluções de conciliação financeira.

PDV – Ponto de Venda Integrado

Meios de pagamento

Todo o processo começa no PDV (Ponto de Venda) onde os pagamentos são realizados conforme a conveniência do cliente, ou mesmo na tela de pagamento do e-commerce. Tudo deve estar integrado e automatizado para que a jornada de compra seja rápida e todas as informações financeiras devidamente integradas ao sistema de gestão empresarial (ERP).

Se a compra for realizada, por exemplo, através de PIX, esse lançamento deverá estar registrado no controle financeiro e contábil do sistema.

Conciliador Automático de Cartões

Meios de pagamento

Para controlar os recebimentos via cartão, outro facilitador é a implementação de um Conciliador Automático de Cartões. Trata-se de uma ferramenta integrada ao ERP que trabalha como um robô de conciliação, onde todas as transações realizadas na loja são apuradas e conciliadas junto às adquirentes de cartão, com o objetivo de apontar eventuais divergências de valor de parcela ou taxa em desacordo com a contratada.

O conciliador automático de cartões ainda oferece a grande vantagem de baixar as faturas a receber automaticamente no sistema. Essas soluções financeiras são de fato um grande aliado do varejista, não só por poupá-lo de um enorme trabalho manual, mas por organizar toda a gestão financeira, além de recuperar perdas que seriam impossíveis sem o auxílio da tecnologia.

Para maiores informações sobre meios de pagamento, gestão financeira e ERP para varejo entre em contato conosco ou nos siga no Instagram e LinkedIn.

1 Comentário

  1. Luis F

    Parabéns pelo material, muito esclarecedor.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Como construir a sua loja Omnichannel?

Como construir a sua loja Omnichannel?

Não é surpresa que o mundo virtual tenha se tornado uma parte essencial da vida cotidiana, inclusive nas compras. Mas mesmo com as lojas online ganhando bastante espaço atualmente, as lojas físicas ainda desempenham um papel importante para muitos consumidores. É por...

Franquias: o que é e como funciona?

Franquias: o que é e como funciona?

O que é e como funciona uma franquia? Esta é uma pergunta muito importante para quem está pensando em abrir um negócio próprio e a franquia pode ser uma ótima solução para a sua jornada empreendedora. Então, se quiser entender como funciona uma franquia e o que...