As vantagens de uma conta digital integrada ao sistema ERP

31/08/2023 | 0 Comentários

Na era em que as instituições financeiras estão apostando cada vez mais na digitalização, as empresas necessitam otimizar muitos processos para se manterem ágeis e competitivas, sendo fundamental a busca por um sistema ERP com soluções financeiras para facilitar a gestão do negócio.

A adesão por contas digitais nas empresas é crescente no Brasil devido a facilidade de abertura, tarifas atrativas e pacote de serviços que dispensam a necessidade de ir até uma agência física.
Através de sites e aplicativos é possível movimentar uma conta digital e realizar diversas transações de pagamentos e recebimentos

Considerando que a maioria das empresas já possui um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) para integrar as suas áreas administrativas e otimizar processos, nada melhor do que a conta digital e os meios de pagamento fazerem parte desse mesmo ecossistema de forma integrada, agregando assim muitos benefícios e facilidades na gestão.

Imagine através do sistema ERP, que já integra todos os setores e processos da empresa, poder acessar um espelho da conta digital, obter todas as informações financeiras como saldo, extratos, aplicações e ainda pagar contas, fazer transferências, PIX, agendamentos, gerar boletos e realizar as conciliações bancárias.

Um dos segmentos que têm se beneficiado com essa tecnologia é o varejo, pois é um setor extremamente dinâmico e sensível a mudanças, sendo que ao adotar uma conta digital integrada ao ERP especializado em varejo proporciona facilidade na gestão das lojas e consequentemente a realização de tarefas diárias de forma muito mais rápida.

Destacamos algumas das principais vantagens em possuir uma conta integrada ao sistema de gestão ERP:

  • Mais segurança no acesso às informações financeiras

Mais segurança no acesso às informações financeiras

O acesso a conta digital integrada ao ERP naturalmente dispõe de um ambiente mais seguro e protegido contra ameaças internas e externas, utilizando-se de criptografia de dados, monitoramento de atividades suspeitas e ferramentas que garantem níveis altíssimos de segurança.

Além disso, é dispensada a instalação de vários aplicativos de contas e bancos no computador, assim como não é necessário acessar os sites dos bancos para obter informações financeiras, diminuindo assim os riscos de ataques cibernéticos.

  • Praticidade e economia de tempo

Praticidade e economia de tempo

Uma vez que o responsável financeiro da empresa já está conectado no ERP, automaticamente ele também está conectado na conta digital, possibilitando realizar todo o fluxo financeiro no mesmo lugar, de forma rápida, integrada e fluída.

Normalmente perde-se muito tempo com acesso à internet banking todos os dias, ao passo que com uma conta digital integrada ao ERP além de ganhar tempo, evita-se retrabalho e falhas com lançamentos manuais, pois os processos já estão integrados de forma nativa.

  • Fácil Conciliação bancária no ERP / Maior Acuracidade

Fácil Conciliação bancária no ERP / Maior Acuracidade

É de suma importância para uma boa gestão financeira da empresa realizar a conciliação bancária, trata-se da comparação de toda a movimentação financeira da empresa com o extrato da conta corrente (entradas e saídas), essa rotina pode ajudar a detectar inconsistências na movimentação assim como identificar fraudes.

A conta digital integrada ao sistema ERP permite que as transações financeiras realizadas sejam conciliadas automaticamente com atualização do extrato bancário sem a necessidade de realizar upload de arquivos.

Esse tipo de integração garante maior acuracidade nas conciliações, aumenta a confiabilidade nas informações e torna mais fácil os processos da equipe financeira da empresa.

  • Cobrança integrada e baixa automática dos títulos no ERP

Cobrança integrada e baixa automática dos títulos no ERP

A cobrança integrada é outra vantagem que otimiza as atividades diárias da equipe financeira, principalmente para as empresas que possuem alto fluxo de transações financeiras, pois centraliza todo o controle de recebíveis no sistema ERP e realiza as baixas automaticamente dos títulos a receber, independente do meio de pagamento utilizado pelo cliente, seja boleto, cartão, link de pagamento ou PIX.

Esse processo de baixa automática também ocorre no ERP para os títulos a pagar, sendo que a conta digital integrada ao ERP normalmente possui a rotina DDA (Débito Direto Autorizado), uma espécie de buscador de boletos emitidos contra o CNPJ da empresa para que o departamento financeiro possa visualizar previamente as cobranças.

Em especial para que se tenha uma conciliação mais efetiva dos recebimentos em cartões, é recomendado a utilização do conciliador Equals Lite Stone, excelente ferramenta para conciliar os recebíveis em cartão, realizar auditoria das taxas pagas pelas adquirentes e recuperar eventuais perdas, tudo isso integrado ao ERP.

Conclusão sobre as contas digitais no sistema ERP

Visto os vários benefícios de possuir uma conta digital integrada ao ERP, é possível concluir que esse tipo de integração e tecnologia proporciona não só um ganho de eficiência operacional na equipe financeira das empresas, mas a possibilidade de redução de custos.

Ao utilizar um sistema ERP para franquias ou/e sistema para loja de cosméticos e acessórios, é possível:

  • automatizar processos;
  • reduzir falhas operacionais;
  • evitar retrabalho;
  • eliminar lançamentos manuais;
  • dispensar conciliações em plataformas distintas;
  • melhorar a previsibilidade do fluxo de caixa.

Para maiores informações sobre Conta Digital integrada ao ERP e Meios de pagamento integrados ao ERP, acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe especializada em sistemas de ERP para varejo, lojas, franquias e restaurantes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Estratégias para um Programa de Fidelidade no Varejo

Estratégias para um Programa de Fidelidade no Varejo

Oferecer um programa de fidelidade é uma excelente forma para o varejista estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, incrementar as vendas de produtos e serviços, aumentar o ticket médio e aumentar a visibilidade da marca. Nos últimos anos os...

Como gerenciar os meios de pagamento na sua loja?

Como gerenciar os meios de pagamento na sua loja?

Para não perder vendas no varejo, os lojistas estão dispostos a oferecer as mais diversas formas de pagamento aos seus clientes, seja na loja física ou no e-commerce. E com um ERP (Enterprise Resource Planning) para varejo ou um sistema de gestão de lojas e franquias,...

5 benefícios na implantação do ERP

5 benefícios na implantação do ERP

Hoje, a tecnologia é uma das maiores aliadas para qualquer negócio que busca crescimento no mercado. Com os recursos corretos, é possível determinar quais passos são necessários para atingir o sucesso num empreendimento. Uma das ferramentas que mais contribui para...

Data Center e Nuvem – Segurança para o Varejista

Data Center e Nuvem – Segurança para o Varejista

Uma grande preocupação do varejista é a preservação da base de dados, cadastros de clientes e históricos de compras. Essas informações preciosas precisam ser armazenadas em local seguro para possibilitar a análise de dados, comportamento do consumidor e ações para...