Oferecer um programa de fidelidade é uma excelente forma para o varejista estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, incrementar as vendas de produtos e serviços, aumentar o ticket médio e aumentar a visibilidade da marca.
Nos últimos anos os consumidores provocaram uma alta nas adesões por Programas de Fidelidade, acima de 20%, segundo a ABEMF – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização.
As principais razões por esse interesse, foi o aumento do poder de compra e a economia gerada em função dos benefícios dos programas de fidelidade.
O consumidor moderno está cada vez mais exigente e conectado com diversos canais de vendas do varejo físico e digital.
Esse consumidor possui várias expectativas para uma bela jornada de compras, deseja ter uma ótima experiência no ato da compra, ser importante e reconhecido pela marca, por isso é fundamental conhecer o comportamento do cliente quando se trata de programas de fidelização.
Virou um costume dos brasileiros a busca frenética por ofertas, descontos, promoções, pontuações, cashback (dinheiro de volta), participação em programas de benefícios e recompensas.
Tudo aquilo que possa trazer qualquer tipo de economia ou vantagem na hora da compra, tornou-se algo cotidiano e frequente praticado pela grande maioria dos consumidores independente da sua classe social ou condição financeira.
Por incrível que pareça ainda tem muitos varejistas que controlam os cadastros dos clientes de forma manual.
As preferências de consumo são anotadas em blocos de notas ou cadernos, não que seja errado essa prática, a ideia até que é boa, mas faz muito mais sentido hoje em dia se beneficiar das tecnologias disponíveis no mercado.
Como implementar um programa de fidelidade?
Para implantar um programa de fidelidade eficiente, realizar os controles e mensurar os resultados, é imprescindível a aquisição de um sistema de gestão especializado no varejo e com programa de fidelidade integrado, em especial o software Linx Reshop que faz muito bem essa função.
Considerando que toda informação do cliente deve ser em tempo real, o sistema de fidelidade deve estar integrado ao sistema do ponto de venda – PDV, e integrado a retaguarda de gestão da loja.
Dessa forma o varejista terá condições de realizar campanhas muito mais assertivas, automatizadas e direcionadas, baseadas no histórico de compras e perfil do cliente.
Por exemplo, se um cliente já comprou anteriormente no estabelecimento uma roupa básica e discreta, podemos entender que o estilo desse cliente é mais conservador e direcionar campanhas com peças que atendam mais esse perfil.
Como deve ser estruturado um programa de fidelidade no varejo?
Outro fator importante para estruturar um programa de fidelidade é a classificação do cliente em relação ao seu poder de compra.
Para isso, deve ser avaliado o ticket médio e o valor gasto por esse cliente nas últimas compras para que sejam direcionadas as ofertas de forma personalizada, dentro de uma faixa de valor compatível com a capacidade de compra do cliente.
O que é cashback e como funciona?
Dentro de um programa de fidelidade existem poderosos recursos que podem aumentar as vendas e trazer bons resultados aos varejistas, como a utilização do Cashback e Programa de Pontos.
O Cashback ou “dinheiro de volta”, consiste em devolver parte do valor gasto pelo cliente em uma compra para ser utilizado em outra compra futura, conforme prazo estabelecido pelo estabelecimento, geralmente em até 30 ou 45 dias.
Ou seja, é um grande incentivo para o cliente retornar à loja física ou e-commerce para comprar mais produtos.
E o que é o programa de pontos?
Já o Programa de Pontos é um programa de recompensas, onde o cliente recebe pontos a cada compra na loja e acumula pontos para que em momento posterior possa trocá-los por benefícios de acordo com a campanha divulgada pelo estabelecimento.
Toda a comunicação para lembrar o cliente de que ele possui cashback, pontuação e benefícios disponíveis para resgate na loja, pode ser automatizada através de envio de mensagens via SMS e WhatsApp, direcionada a um ou mais grupos de clientes de acordo com o perfil.
Falando em comunicação e fidelização, não podemos deixar de citar a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018 que regulamenta as atividades de tratamento de dados pessoais.
O varejista necessita utilizar uma solução adequada a legislação Brasileira, assim como uma solução que facilite a gestão dos consentimentos dos clientes.
Para maiores informações sobre Programa de fidelidade, Linx Reshop e Solução de consentimento para LGPD, entre em contato conosco ou siga nossas redes sociais no Instagram e Linkedin.
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